Pediatria

A Pediatria é a especialidade médica que se dedica à saúde de todas as crianças e adolescentes, visando o seu bem-estar físico, psíquico e social. A necessidade da criação de uma especialidade própria surgiu há mais de um século com a constatação que “as crianças não são adultos pequenos” e carecem de cuidados próprios e específicos.
Engloba não só uma vertente preventiva (alimentação, vacinas, prevenção de acidentes, rastreio de situações que possam afectar negativamente a qualidade de vida) mas também curativa, correspondendo aos procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças.

Na área da prevenção, existem recomendações nacionais para a realização de “consultas de rotina”:

1ª semana de vida / 1 mês / 2 meses / 4 meses / 6 meses / 9 meses/ 12 meses / 15 meses / 18 meses / 2 anos / 3 anos / 4 anos / 5-6 anos / 8 anos / 11-13 anos / 15 anos / 18 anos

Independentemente destas recomendações, a criança poderá ser observada em consultas não programadas em situações de doença ou sempre que os pais suspeitem de alguma alteração no seu filho, nomeadamente em termos de crescimento ou desenvolvimento.