Psicomotricidade

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.
Baseada numa visão holística do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial.

Indicações

  • Corporal: dispraxia, desarmonia tônico-emocional, instabilidade postural, perturbações do esquema corporal e da lateralidade, estruturação espacial e temporal, perturbações da imagem corporal e problemas psicossomáticos.
  • Relacional: dificuldades de comunicação e de contato, inibição, hiperatividade, agressividade, limite e afetividade.
  • Cognitiva: (plano do processamento informacional) défices de atenção, de memória, de organização perceptiva, simbólica e conceptual.
  • Educativa: na propedêutica das aprendizagens escolares e no afinamento das praxias coordenativas.
  • Aquática: na propedêutica das dificuldades físico-afetivas, onde o espaço aquático proporciona uma contenção natural do corpo que sente, fala e se comunica.
Quadro Clínico

Psicomotricidade